quinta-feira, 29 de agosto de 2013

classe especial do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE)

“Manifestações da Cultura Amazônica” é o tema da Semana Pedagógica do Folclore, iniciada nesta segunda-feira (19) com a
. A programação, que prossegue até sexta-feira (23), visa ampliar os conhecimentos das crianças sobre o folclore amazônico, aproveitando as comemorações pelo Dia do Folclore - 22 de Agosto.

Durante a Semana Pedagógica as aulas serão diferenciadas, não se limitando ao ambiente escolar. Na brinquedoteca e nos halls da Pediatria e do Centro de Tratamento de Queimados os alunos participarão de atividades lúdico-educativas, como contação de mitos e lendas e pintura em desenhos, e também assistirão a filmes e à apresentação do mágico Fábio Martins, que contará a Lenda do Boto.

De acordo com a coordenadora da classe hospitalar, a pedagoga Denise Mota, durante cinco dias os educadores trabalharão a cultura amazônica e suas manifestações nos textos, nos desenhos e nas falas dos alunos, e depois debaterão a temática.

A coordenadora enfatizou ainda a importância do tema para os alunos. “Viver a cultura amazônica é confrontar-se com a diversidade, com diferentes condições de vida, de saberes, de valores, de práticas sociais e educativas”, ressaltou.

A classe hospitalar do Metropolitano foi criada em 2009, e atende cerca de 30 crianças e adolescentes por dia, na faixa etária de 5 a 14 anos. Os alunos são pacientes em tratamento de queimaduras e poli traumatismos. O programa oferece o atendimento educacional especializado, atendimento no leito e assessoramento pedagógico ao ensino regular.


Texto:
Cristiane Paiva - Hospital Metropolitano
Fone: (91) 30733713 / (91) 8814-1446
Email: ascom.hmue@prosaude.com.br

RIO GRANDE DO NORTE GANHA DIA ESTADUAL DA CLASSE HOSPITALAR

O deputado Vivaldo Costa encaminhou na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei Cria o dia Estadual da Classe Hospitalar. A modalidade de ensino conhecida como “classe hospitalar” tem como objetivo prestar apoio educacional especial nas dependências do próprio hospital à criança internada.

O Projeto propõe que no dia 11 de novembro sejam desempenhados em todo estado atividades alusivas a comemoração e conhecimento da fundação da 1ª Classe Hospitalar do Rio Grande do Norte, que foi instalada em Caicó, no Hospital do Seridó, e recebeu o nome de classe hospitalar Sulivan Medeiros.

“A Classe Hospitalar é uma extensão da Escola Regular da criança internada, uma vez que o seu currículo educativo é acompanhado no período do afastamento da escola de origem. Esse atendimento é de grande importância para a criança, pois reduz a ansiedade e garante o seu retorno para o convívio escolar com o mínimo de perdas, assegurando seu desenvolvimento intelectual, diminuindo o estresse causado pela situação da doença e ainda ocupa o tempo ocioso do jovem interno”, destacou o deputado Vivaldo Costa.

ANJO

Sulivan Medeiros foi uma auxiliar de enfermagem do Hospital do Seridó dedicada ao trabalho com as crianças no Setor de Pediatria da referida instituição de saúde. A partir dos procedimentos hospitalares corriqueiros, desenvolvia uma relação afetuosa com os guris internados, proporcionando uma internação menos dolorosa, enquanto orientava pais e acompanhantes a respeito de higiene, vacinação, nutrição e cuidados gerais para com a criança. Após a alta, fazia o acompanhamento domiciliar até a cura dos pequenos pacientes.

Veio a falecer em 1987, durante o tratamento quimioterápico contra a leucemia. Sulivan era sabugiense, filha de Xisto Quintino de Medeiros e Joana Massilon de Medeiros – portanto, nossa prima, já que Xisto Quintino era tio legítimo de João Quintino de Medeiros. Ao mudar-se para Caicó com a família, no princípio da década de 1960, trabalhou como costureira e, depois, como copeira no SESP, até concluir o curso de Auxiliar de Enfermagem. Sua memória vive na Classe Hospitalar Sulivan Medeiros, no Hospital do Seridó, em Caicó, onde é patrona e inspiradora.

(Imagem e informações: revista Collecione, julho /2012)


Escrito por Quintino Medeiros às 13h29

PREFEITO ROBERTO GERMANO GARANTE PARCERIA COM CLASSE HOSPITALAR SULIVAN MEDEIROS

Na última Sexta Feira (26/07), o Prefeito Roberto Germano esteve reunido em seu gabinete com o coordenador da Classe Hospitalar Sulivan Medeiros, o Professor Andinho Duarte.

O coordenador da Classe Hospitalar apresentou ao Prefeito a Classe Hospitalar que há 09 anos acompanha o currículo educativo de crianças internadas no Hospital do Seridó.

“A classe Hospitalar de Caicó atende crianças de todo Seridó, sendo uma extensão da escola regular explicou o professor Anderson”.

A Classe Hospitalar Sulivan Medeiros foi contemplada em 2010 com um convênio entre a Fundação Dr. Carlindo Dantas e Governo do Estado, onde a Secretaria Estadual de Educação cede duas Professoras efetivas para a instituição além de formação continuada. Desta vez será a Prefeitura de Caicó a somar esforços junto ao atendimento educacional hospitalar e domiciliar de Caicó.

O Prefeito Roberto Germano se mostrou solidário a causa e garantiu a parceria da Prefeitura através da Secretaria de Educação, reconhecendo a importância da classe hospitalar para a garantia da continuidade do processo educativo no período de internação.
POR: ROBERTO FLÁVIO