quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CLASSE HOSPITALAR SULIVAN MEDEIROS PLANEJA ENCONTRO COM AS ESCOLAS REGULARES DA REGIÃO


Classe Hospitalar Sulivan Medeiros planeja ainda esse mês de Dezembro um encontro com os diretores das escolas da região do Seridó.
O objetivo do trabalho será a explanação do trabalho desenvolvido no hospital do Seridó para o acompanhamento do currículo educativo de crianças internadas. Segundo a professora Lúcia Brito esse encontro será de grande importância para o trabalho pedagógico da classe hospitalar, já que os diretores terão a oportunidade de conhecer o trabalho e nos ajudará a enviar as atividades das crianças que possivelmente estarão internadas.
Será um momento onde poderemos fazer uma parceria com a escola na busca de um melhor acompanhamento do currículo educativo de crianças internadas para que elas possam ter a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos no período de tratamento.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

7 ANOS ACOMPANHANDO O CURRÍCULO EDUCATIVO DE CRIANÇAS INTERNADAS





A Classe Hospitalar Sulivan Medeiros está completando neste dia 11 de novembro de 2011, 07 anos de efetiva atividade no Hospital do Seridó em Caicó, RN.


A Classe Hospitalar foi criada fruto de um projeto de extensão cuidando da criança internada e de seus acompanhantes vinculado ao CERES de Caicó, UFRN.

Idealizado pelos professores Dr. Adailson Tavares de Macêdo e Anderson Clayton Duarte de Medeiros, a referida Classe é a primeira do Rio Grande do Norte, sendo que em 2010 foi oficializado um convênio entre o governo do estado e Fundação Hospitalar Dr. Carlindo Dantas- Caicó, Hospitais de Natal: Maria Alice, Varela Santiago e casa de apoio Durval Paiva e GACC, legalizando essas classes hospitalares no referido estado.

O trabalho objetiva acompanhar o currículo educativo de crianças internadas no período em que estão afastadas da escola dignificando o eixo entre educação e saúde, proporcionando a essas crianças uma internação com o mínimo de perdas.

A Classe Hospitalar Sulivan Medeiros conta com 02 professoras pedagogas cedida pela Secretaria de Educação do Estado, 12 voluntários do curso de pedagogia- UFRN, 01 coordenador Pedagógico voluntário e 02 colaboradoras. O grupo é coordenado pela professora Dra. Tânia Cristina Meira Garcia que orienta todo o trabalho juntamente com os pedagogos Anderson Duarte e Maria José e a subcoordenadoria de Educação Especial (SUESP).

A Classe Hospitalar Sulivan Medeiros recebeu da Câmara Municipal de Vereadores e Prefeitura de Caicó o reconhecimento como utilidade pública municipal, sendo mantida pelas doações voluntárias da comunidade Caicoense e comércio local, podendo serem feitas no próprio hospital do Seridó ou pelos telefones: Hospital- 3417-2354, Anderson Duarte- 3417-2294 ou 8714-7051.


NOSSO BLOG:http://classesulivanmedeiros.blogspot.com/

PSICÓLOGA ANAZÉLIA FRANCA DE JOÃO PESSOA PARABENIZA A CLASSE HOSPITALAR SULIVAN MEDEIROS PELOS SEUS 07 ANOS


Querido Anderson,
Gostaria de parabenizá-lo, como também a toda equipe e demais profissionais que contribuiram durante esses 7 anos, para o atendimento na classe hospitalar Sulivan Medeiros.
Cada profissional que esteve presente neste espaço pedagógico-educacional, teve uma grande missão, que deixou grandes resultados na vida dos pacientes, dos seus familiares e principalmente trouxe uma nova modalidade de atendimento educacional, fora do contexto escolar, mas sim no ambiente hospitalar.Além de ser um direito do aluno-paciente interno, o atendimento pedagógico-educacional, ainda, é reconhecido pelo MEC- Ministério da Educação, pelas secretarias de estado e municipal do Rio Grande do Norte, evitando desta forma, o fracasso escolar, as faltas escolares, a perda do ano letivo e o mais importante desenvolve as diversas formas de aprendizagens da criança, eleva a auto-estima e desenvolve a parte cognitiva, social, emocional, física e espiritual do paciente.
Tive a oportunidade de conhecer a classe hospitalar Sulivan Medeiros recentemente, percebi, a excelente estrutura, funcionamento, a brilhante equipe que faz parte deste trabalho e desde já, afirmo, é um orgulho em breve realizar minha pesquisa de mestrado neste espaço pedagógico-educacional do Hospital do Seridó em Caicó chamado Classe Hospitalar Sulivan Medeiros.
Que Deus ilumine cada profissinal, da classe hospitalar, para resgatar vidas, alegrias, aprendizagens das crianças e adolescentes hospitalizados e o mais importante, atuar, cada vez mais, por meio da humanização e atendimento de qualidade no contexto hospitalar.
Um afetuoso abraço em Anderson Clayton, Lucia Brito, Maria José e toda equipe da classe hospitalar Sulivan Medeiros.
Parabéns e muito sucesso sempre!
Anazélia Franca Lira
Psicóloga

domingo, 6 de novembro de 2011

MAIS FOTOS DO DIA DA CRIANÇA 2011





Classe hospitalar sulivan medeiros realiza seu dia da criança



A classe Hospitalar de Caicó, RN, realizou uma programação especial em homenagem ao dia da criança.As atividades foram realizadas durante toda semana com atrações culturais, contação de histórias e artes, além do acompanhamento do currículo educativo das crianças que se encontravam internadas.No dia 12 de Outubro a festa ficou por conta dos voluntários, colaboradores, professores e grupo terapia do riso com seus doutores.Os palhaços animaram a festa e a pediatria do hospital além da enfermaria adulto. Bolo,refrigerantes, sucos, lancheiras, guloseimas e presentes fizeram a alegria da criançada.
O blog parabeniza toda equipe pela festinha e deseja muito sucesso.

sábado, 15 de outubro de 2011

RÁDIO CAICÓ VISITA CLASSE HOSPITALAR SULIVAN MEDEIROS


A rádio Caicó visitou as instalações da classe hospitalar Sulivan Medeiros. A visita foi feita pela diretora da rádio Suerda Medeiros, jornalista Marcos Dantas e pela Sra.Fernanda Maia.
O grupo objetivava conhecer de perto essa modalidade de educação especial preparando uma matéria a ser vinculada dia da criança.
Foi entrevistado o coordenador pedagógico Anderson Duarte e a voluntária Maria José, logo após foi feito uma visita às crianças internadas.

PARABÉNS PROFESSOR!!!!


"Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda.
Sou professor a favor da luta constante contra qualuqer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais.
Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura.
Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo.
Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza.
Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste."

Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia


HOMENAGEM A TODOS OS PROFESSORES, PRINCIPALMENTE OS QUE ATUAM EM CLASSES HOSPITALARES.


UM FORTE ABRAÇO!!!!!

A CLASSE HOSPITALAR SULIVAN MEDEIROS DESFILE NO 7 DE SETEMBRO


A classe hospitalar de Caicó, participou de mais um desfile cívico no dia sete de Setembro. A classe desfilou junto com a APAE de Caicó já fazendo parte da educação especial. Participaram do desfile alguns voluntários, colaboradores e crianças que já foram internadas no hospital do Seridó, além do grupo risoterapia com seus doutores palhaços. O grupo de doutores palhaços retiraram risadas e aplausos das centenas de pessoas que prestigiavam o desfile.
PARABÉNS A TODOS!!!!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

INFORMATIVO DE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR-UERJ-RECONHECE A CLASSE HOSPITALAR SULIVAN MEDEIROS COM A PRIMEIRA DO RN


Acontecimentos/Occurrences/Acontecimientos
O Hospital do Seridó (Caicó. RN) teve sua classe hospitalar (Sulivan Medeiros)
oficializada e reconhecida como tal pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A
solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEEC) e contou
com as presenças do Secretário de Educação do Estado, Otavio Augusto de Araújo
Tavares, Diretores de hospitais, a Dra. Susanny Aparecida Fernandes Dantas (Presidente
da Fundação Hospitalar Dr. Carlindo Dantas), e o Pedagogo Anderson Clayton Duarte de
Medeiros, coordenador pedagógico e um dos idealizadores da referida classe hospitalar.
Com isso, a classe hospitalar passa a contar com dois profissionais efetivos integrantes do
quadro do Magistério Público Estadual para que dêem atendimento escolar às crianças
internadas neste hospital. Sendo a primeira do Rio Grande do Norte, a Classe Hospitalar
Sulivan Medeiros assim como outras classes fundadas na região entre 2009 e 2010
começam a escrever a história do atendimento educacional hospitalar no Rio Grande do
Norte. Parabéns pela conquista!

MAIORES INFORMAÇÕES:
Visite a página sobre atendimento escolar hospitalar
Please, do visit the page about hospital educational provision
Visite la página sobre atención escolar hospitalaria
http://www.escolahospitalar.uerj.br
e-mail: escolahospitalar@uerj.br

O QUE É CLASSE HOSPITALAR? O QUE PRETENDE?


Denomina-se Classe Hospitalar o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja na circunstância de internação, como tradicionalmente conhecida, seja na circunstância do atendimento em hospital-dia e hospital-semana ou em serviços de atenção integral à saúde mental.
Atendimento Pedagógico Domiciliar é o atendimento educacional que ocorre em ambiente domiciliar, decorrente de
problema de saúde que impossibilite o educando de freqüentar a escola ou esteja ele em casas de passagem, casas de apoio,
casas-lar e/ou outras estruturas de apoio da sociedade. (MEC/SEESP 2002).

Possibilitar o acompanhamento pedagógico-educacional e garantir a continuidade do processo de desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes do ensino regular, assegurando a manutenção do vínculo com a escola de origem através de um currículo flexibilizado e/ou adaptado, a regularização e reconhecimento oficial de seus estudos, quando retornam as suas unidades escolares.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR TEM COMO AMPARO LEGAL


O ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR TEM COMO AMPARO LEGAL:
A Constituição Federal /88, art.205;
Decreto Lei nº 1.044/69 e Lei nº 6.202/75;
Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente);
Resolução nº 41/95 (Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente);
Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional);
Resolução nº02/01 – CNE/CEB (Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica);
Documento intitulado Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: estratégias e orientações, editado pelo MEC, em 2002.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR E DOMICILIAR - CLASSE HOSPITALAR



Tendo em vista uma Educação de qualidade como direito social e dever do Estado, e acreditando que a garantia da universalização da educação é direito de todos, é que apresentamos a importância do atendimento educacional no ambiente hospitalar - Classe Hospitalar/Domiciliar e a implantação desta modalidade de Atendimento Especial no Estado do Rio Grande do Norte.
O atendimento pedagógico – educacional – hospitalar é um direito de todos os educandos que, devido às suas condições especiais de saúde, estejam hospitalizados ou sob outras formas de atendimento que impeçam a participação na escola.
Portanto, dispor de atendimento educacional no hospital, mesmo que por um tempo mínimo, tem caráter fundamental para a criança hospitalizada, uma vez que este tipo de atendimento possibilita ao aluno sentir-se parte de um sistema estruturado com igualdade de condições para o acesso ao conhecimento, mantendo seu vínculo com sua realidade fora do hospital, assegurando seu desenvolvimento intelectual, além de que este processo de escolarização auxilia na recuperação, diminuindo o estresse causado pela situação da doença, ocupando o tempo ocioso e possibilitando, inclusive, redução no período de internação.

domingo, 3 de julho de 2011

FOTOS DA FORMAÇÃO PROMOVIDA PELA SUESP EM NATAL



SUESP PROMOVE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E COORDENADORES DE CLASSES HOSPITALARES DO RN


A cidade de Natal(RN) está sendo sede do primeiro encontro das Classes Hospitalares do RN através da formação continuada que teve início dia 27 de Maio de 2011 e se estende até Dezembro, sendo dois encontros por mês.
Os temas da formação continuada será voltada para o público que atuam em classes hospitalares.Cada dia de formação contará com dois palestrantes convidados pela SUESP.
O primeiro encontro tiveram como palestrantes as professoras Maria José e Adrianna Flávia, com a participação dos professores das classes hospitalares do GACC, HOSPITAL MARIA ALICE, CASA DE APOIO DURVAL PAIVA, HOSPITAL VARELA SANTIAGO E A CLASSE HOSPITALAR SULIVAN MEDEIROS- HOSPITAL DO SERIDÓ(CAICÓ).
Na fala da professora Adrianna Flávia foi feita um levantamento da história das classes hospitalares no Brasil. No Rio Grande do Norte a professora reconheceu a Classe Hospitalar Sulivan Medeiros como a primeira do RN, fundada aos 11 de Novembro de 2004 pelo professor MS. ADAILSON Tavares de Macêdo e professor Anderson Clayton Duarte de Medeiros.
A classe hospitalar Sulivan Medeiros hoje é coordenada pela professora DRA.Tânia Cristina Meira Garcia e pelo professor Anderson Clayton Duarte de Medeiros.
A primeira formação foi um sucesso e seguirá um gronograma de atividades e palestras até o mês de Dezembro.

A Classe Hospitalar Sulivan Medeiros ganha professora efetiva


A classe Hospitalar Sulivan Medeiros recebeu sua primeira professora efetiva cedida pelo Governo do Estado através de conênio entre a Secretaria de Educação com a Fundação Dr. Carlindo Dantas.
A professora Lucia Brito Souza é pedagoga com especialização em psicopedagogia clínica e institucional, com vasta esperiência na area.
Desejamos a Professora Lucia Brito muito sucesso nessa nova jornada de sua vida profissional que é a pedagogia hospitalar.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CLASSES HOSPITALARES NO RIO GRANDE DO NORTE SÃO BENEFICIADAS COM CONVÊNIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RN.



Gosto muito de ficar com o professor Marcelo. Aqui tem fantoches, brincadeiras, aprendemos coisas novas. Bem melhor do que ficar deitado o dia inteiro", afirma Diogo Dantas, 7, enquanto participava de atividades lúdicas com outros colegas. A sala de aula é igual a qualquer outro espaço dos colégios potiguares: livros, jogos, computadores. O diferencial são os alunos e o lugar onde a sala está instalada: no Hospital Infantil Varela Santiago. Diogo é uma criança que luta há dois meses contra a leucemia e é um dos beneficiados do Projeto Classe Hospitalar. A iniciativa do hospital filantrópico, em parceria com a Prefeitura do Natal e o Governo do Estado, é um programa pedagógico que acompanha e ensina alunos em tratamento hospitalar.

Pedagoga do Varela Santiago, Cristiane Nery Rocha explica que o projeto, que funciona do ensino infantil ao ensino médio, abre caminhos para restaurar os sonhos dos beneficiados. "De acordo com especialistas em educação especial, projetos como este produzem uma influência totalmente positiva, onde todas as partes são beneficiadas, aumentando a autoestima e a vontade de viver dos pacientes, e trazendo aos pais e familiares a esperança de que tudo será encaminhado da melhor forma", relata Cristiane. "O programa visa o atendimento escolar especializado aos alunos/pacientes, promovendo a continuidade de seu processo de escolarização em virtude do tratamento de saúde", completa.

O diretor do Hospital Varela Santiago, Paulo Xavier, foi o que mais apostou no projeto que cada dia mais ganha força. Mensalmente, o Varela Santiago recebe 480 casos oncológicos e hematológicos, tornando o trabalho ainda mais vital.

Efeitos positivos

O Classe Hospitalar já vem surtindo efeitos positivos nas crianças. Como prova, Maria Edinete Lima, mãe do Diogo, confessa: "A leucemia do meu filho mudou toda a minha vida, como também a da minha família. Estamos todos muito abalados. Porém, esse projeto faz com que as crianças esqueçam até mesmo a dor que estão sentindo e consigam apagar o presente e pensar em um futuro melhor".

Maria sonha que um dia este tipo de ação possa ser desenvolvido em todos os hospitais, pois acredita que seja uma excelente ferramenta de cura. Diogo recebeu alta na última sexta-feira e encontrava-se em meio às atividades lúdicas oferecidas pelo Classe Hospitalar. "Ele mudou bastante, se tornou mais agressivo após a doença, contudo a atenção que ele recebe na sala de aula tem provocado mudanças positivas no seu comportamento. A tendência é melhorar ainda mais", relata a mãe.



Cristiane Nery e sua equipe organizam as aulas semanalmente e produzem relatórios diários sobre o desenvolvimento dos alunos. "É um resgate. Os pais dos pacientes só querem ver os seus filhos bem, e com este programa há um estímulo à melhora dos alunos. E quando os alunos melhoram, os pais também melhoram e se fortalecem", finaliza.

Amanhã serão retomados os trabalhos do Classe Hospitalar num espaço dividido para comportar todos os níveis de escolaridade em horários diferentes, para que todos sejam acompanhados pedagogicamente. Na sala de aula, muitos materiais: doações feitas pela Prefeitura do Natal, Governo do Estado, voluntários e pelo próprio hospital, para que todo o trabalho seja desenvolvido de forma excelente.

Marcelo Gomes é voluntário há dois anos, e há dois meses trabalha como estagiário de Pedagogia no hospital. "Do tempo que estou aqui, acompanhei 11 óbitos. No início foi chocante para mim. Mas isso me fez ter mais força para poder ajudar outras crianças, de modo que encaro com mais naturalidade, pois eles precisam de nossa ajuda", conta o estagiário. Johnny Yuri, 17, é um dos vitoriosos que conseguiu conciliar os estudos com o tratamento e hoje busca uma vaga no Instituto Tecnológico Federal do RN (IFRN).

"O mais importante é que haja uma comunicação com a escola do paciente. Os itens desenvolvidos na escola são passados para os internados, de modo que o aprendizado dos pacientes não seja interrompido com o tratamento", disse a pedagoga Cristiane Nery.

A psicóloga Rafaela Maria explica que "o trabalho é todo feito de forma interdisciplinar, desde o acompanhamento dos pais, das famílias até o desenvolvimento de projetos de humanização. Todos os setores do hospital estão conectados e envolvidos no trabalho".

Saiba mais

O Projeto Classe Hospitalar começou a ser desenvolvido pela pedagoga Simone Rocha, desde 1º de Junho de 2009. Junto com a equipe do hospital, Simone conseguiu recursos suficientes para concretizar o projeto, tido como inovador e desafiador. Em agosto 2010, a Prefeitura do natal assinou um convênio com o Varela Santiago, inserindo três professoras da rede municipal no projeto. Em dezembro, o mesmo foi feito com o Governo do Estado, e dois novos professores irão ser disponibilizados. O objetivo é criar uma escola efetiva que possa estar auxiliando os alunos/pacientes que não possam continuar os estudos normalmente. Hospitais como o Maria Alice e a Fundação Hospitalar Carlindo Dantas-CLASSE HOSPITALAR SULIVAN MEDEIROS (Hospital do Seridó) em Caicó-RN são outros beneficiados com o projeto. FONTE:DIÁRIO DE NATAL

DO BLOG:A CLASSE HOSPITALAR SULIVAN MEDEIROS É A PRIMEIRA CLASSE HOSPITALAR DO RIO GRANDE DO NORTE SOB A COORDENAÇÃO DO PROEX E CAMPUS DE CAICÓ TENDO COMO SUA COORDENADORA GERAL A DRA.TÂNIA CRISTINA MEIRA GARCIA E O COORDENADOR PEDAGÓGICO O PROFESSOR ESPECIALISTA ANDERSON CLAYTON DUARTE DE MEDEIROS.
AGRADECEMOS DESDE JÁ A DEFENSORIA PÚBLICA DE NATAL,A MARIA JOSÉ DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE NATAL E AOS PROFESSORES JOIRAN MEDEIROS E ADRIANNA QUE ABRAÇARAM ESSA LUTA DE INCLUIR A CLASSE HOSPITALAR DE CAICÓ NESSE PROJETO.