sexta-feira, 19 de junho de 2009

CLASSE HOSPITALAR SULIVAN MEDEIROS


A classe Hospitalar Sulivan Medeiros caracteriza a rotina do trabalho desenvolvido no Hospital do Seridó por alunos da UFRN-CERES, através do projeto de extensão “cuidando da criança internada e seus familiares”. Este é um projeto que tem à frente alunos do curso de pedagogia , cujas atividades de atendimento às crianças internadas acontecem nas instalações da referida unidade hospitalar, em Caicó/RN, em uma sala especialmente cedida por esta instituição. A classe Hospitalar Sulivan Medeiros representa uma atividade pioneira na região do Seridó, que tem trazido inúmeros benefícios para as crianças em situações de adoecimento.
Este projeto de Extensão desenvolve uma proposta pedagógica de atenção escolar às crianças em situação de internação, procurando fornecer orientações e suporte especializado para que vençam as dificuldades originárias do período de tratamento bem como sejam minimizados os danos decorrentes do período prolongado de afastamento da instituição escolar.
Com esse propósito, tem como metas:
- Dimensionar condições de construção do conhecimento, pela elaboração do ensino e da aprendizagem, em ambiente hospitalar, dignificando o eixo educação e saúde, de pessoas hospitalizadas;
- Fornecer uma visão multidisciplinar, capaz de amenizar problemas alusivos às áreas de saúde e educação, visando a prevenção e elevação do padrão de qualidade de vida do indivíduo hospitalizado;
- Conhecer e identificar fundamentos de higiene, saneamento, nutrição e profilaxia, visando promover ações de saúde entre pacientes, familiares e comunidade;
- Integrar as áreas de educação e saúde;
- O projeto se fundamenta na concepção de que quando a criança é afastado de seu meio (família, escola, amigos) para um tratamento de saúde (hospitalização), vivencia situações dolorosas. Neste sentido, a pedagogia hospitalar vai lhe proporcionar uma aproximação com cotidiano roubado. Assim a classe hospitalar representa o elo entre o hospital e o mundo externo.
A classe Hospitalar Sulivan Medeiros, mantida pelo centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), tem desenvolvido ao longo de 5 anos atividades de caráter pedagógico e educativo com anuência da direção da referida instituição. A classe atende a uma média de 400 crianças ao ano e conta atualmente com uma equipe de 14 voluntários, alunos do curso de pedagogia e matemática, orientados pela Profª Drª. Tânia Cristina Meira Garcia. O coordenador da sala e idealizador do projeto Professor Anderson Clayton Duarte de Medeiros, acompanha, participa da avaliação e orienta o trabalho dos alunos voluntários. A rotina da classe hospitalar envolve atividades de apoio escolar, recreação, leitura e teatro. Sendo o horário de funcionamento das 14h às 16h, de segunda à sábado.
A classe Hospitalar dispõe de brinquedoteca, cantinho de leitura voltado para literatura infantil, cantinho do artista para trabalhos artesanais e cantinho pedagógico. O projeto de extensão “cuidando da criança internada e de seus acompanhantes, conta com o apoio financeiro da UFRN, através do CERES, e da PROEX, além da doação de material feita por membros da comunidade e por voluntários.
A classe Hospitalar Sulivan Medeiros é a primeira classe Hospitalar do Rio Grande do Norte. A segunda classe hospitalar implantada na região situa-se em Parelhas-RN, no hospital Dr. José Augusto Dantas e resulta do reconhecimento e sucesso da sala Sulivan Medeiros. Em Parelhas a classe hospitalar Dr. Servulo Azevedo Dias, também está vinculada a UFRN/CERES sob a coordenação da mesma equipe.

Um comentário:

  1. Um belissimo trabalho realizado pelo Professor Anderson, pensando sempre no bem estar do outro, as crianças não entendem bem o porque de estar naquele lugar trancado e tomando todos aqueles remedios que muitas vezes são dolorosos e o trabalho dos voluntarios e fazer com que aquela estadia se torne menos dolorosas para as crianças internadas. Parabens pela iniciativa de fazer da vida um momento feliz...

    Sara Greyziele Catalão/GO

    ResponderExcluir